REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO₂

A Tecnored pode contribuir efetivamente para uma solução sustentável de baixo carbono dentro de vários modelos de negócios, como: Complemento à produção de EAF; Produção de aço em pequena escala; Renovação de plantas integradas de Altos-Fornos; Instalações de refusão de ferro comercial e nichos para reciclagem e outros metais.

UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA PARA ZERAR AS EMISSÕES DE CO₂

A indústria siderúrgica é responsável pela emissão de 5 a 10% de todos os gases geradores do efeito estufa, principalmente relacionados ao dióxido de carbono (CO₂). A maior parte desses gases é liberada pela queima de combustíveis fósseis, processo padrão nos Altos-Fornos, que utilizam carvão metalúrgico em sua cadeia produtiva de ferro-gusa.

Por meio de estudos conduzidos em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 2016, a Tecnored deu início ao desenvolvimento de tecnologia que permite que diversas biomassas sejam utilizadas como combustível na produção do ferro-gusa. Ao utilizar biomassa, a Tecnored tornou-se carbono neutra, ou seja, emite 0 CO₂ para cada tonelada de ferro-gusa produzida.

PARA SABER MAIS SOBRE BIOMASSA
Clique na imagem para expandi-la

FORNO TECNORED VS ALTO-FORNO

O custo operacional por tonelada de um Forno Tecnored é de 10% a 15% inferior ao de um Alto Forno, devido a dois fatores:

• Matéria-prima: O Alto-forno utiliza matérias-primas nobres, enquanto o forno Tecnored oferece opções de matérias-primas, que podem ser resíduos, biomassa, minério de ferro com baixo teor de ferro, entre outros; e

• Velocidade de reação (cinética): no Alto-Forno, uma reação leva de 6 a 8 horas, no Forno Tecnored, a mesma reação leva de 20 a 30 minutos, devido ao processo de auto-redução.

Como conseqüência da maior rapidez na redução, os fornos baseados na tecnologia Tecnored são menores do que os adotados nos processos tradicionais. Isso traz vantagens, como:

• Investimento 15% mais eficiente em relação ao Alto-Forno, já que não há necessidade de sinterização ou coqueria; e

• Capacidade de flexibilidade estrutural para se adaptar a circunstâncias variáveis. Enquanto um Alto-Forno possui redutor único, o Forno Tecnored é modular, oferecendo a opção de escalabilidade.

SUSTENTABILIDADE TECNOLÓGICA: COI e LABORATÓRIO DE P&D

A Tecnored busca incorporar a inovação em seus processos e operações de forma a garantir crescimento e competitividade no mercado nacional e internacional. Atualmente, fazemos isso por meio de inteligência artificial, análise computacional avançada e trabalho colaborativo.

A empresa também investe em pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores. Essas iniciativas estão criando mudanças no cenário da siderúrgia, conectando pessoas e promovendo maior eficiência operacional.

Para acompanhar a evolução global, na Indústria 4.0, continuamos a investir recursos em tecnologias disruptivas, como: Centro de Operações Integradas (COI) e Treinamento em Realidade Aumentada.

SEGURANÇA

10 REGRAS DE OURO

As Regras de Ouro são normas de saúde e segurança que devemos seguir. As Regras representam requisitos mínimos para execução de qualquer atividade na Tecnored e não substituem os demais requisitos de Saúde e Segurança. São princípios invioláveis ​​que se aplicam a todos os trabalhadores da Tecnored.

As Regras de Ouro foram estabelecidas para refletir o valor “A vida em primeiro lugar” e priorizar a conscientização. Veja abaixo:

PROGRAMA ZERO ACIDENTE:

O objetivo da Campanha é promover a conscientização e um comprometimento geral de todos os colaboradores da Tecnored em relação às práticas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, promovendo uma cultura prevencionista e contirbuindo para a eliminação de práticas inseguras.